O MVRDV acaba de vencer mais um concurso de arquitetura. O escritório holandês será responsável pelo desenvolvimento de um plano diretor para um novo distrito cultural e criativo no coração da cidade de Potsdam, na Alemanha. O projeto, desenvolvido sob encomenda para os empreendedores da Glockenweiß, o qual foi muito bem recebido pela comissão organizadora do concurso, principalmente por propor uma ocupação mais eficiente do espaço, disponibilizando uma área útil maior do que o que havia sido previsto pelas bases do concurso.
Com o principal objetivo de construir um novo distrito criativo e sustentável para a cidade, o concurso foi lançado com a intenção de “promover a inovação, a economia e a qualidade de vida em Postdam.” A proposta vencedora apresentada pelo MVRDV, concebe o masterplan como uma pequena vila auto-suficiente. Os arquitetos imaginaram o novo distrito criativo como um bairro vibrante, apropriando-se de seu contexto histórico e trazendo-o de volta a vida. O plano diretor propõe a criação de mais de 24.000 mil metros quadrados de áreas úteis, dos quais aproximadamente sete mil metros quadrados serão dedicados à unidades habitacionais acessíveis. A proposta apresentada pelos holandeses propõe a construção de dois edifícios perimetrais os quais definem a quadra que é objeto do plano mestre, configurando uma série de pátios internos que abrigarão “uma inovadora mistura de usos e funções, proporcionando uma maior densificação da área que por sua vez permitirá intervir de outras formas em uma escala menor e, assim, garantir mais intimidade e diversidade para a área como um todo.”
A partir deste momento, o projeto será desenvolvido de forma a melhor definir os seus elementos arquitetônicos. O estudo proposto pelo MVRDV apresenta uma série de diferentes tipologias assim como diversas experiências urbanas que deverão ainda ser aprofundadas com becos, pátios, coberturas jardim e praças públicas.
Conceitos de sustentabilidade foram incorporados no desenvolvimento do projeto preliminar, integrando princípios fundamentais que servirão de base para o desenvolvimento do plano diretor. Áreas verdes e de uso público, utilização de materiais recicláveis, incorporação de sistemas de captação e produção de energia limpa assim como um conceito novo de mobilidade urbana são algumas das propostas delineadas pela proposta vencedora. Além disso, as conexões da área com o restante da cidade serão complementadas com novas rotas para pedestres e novas linhas de transporte público, além da previsão de um sistema de compartilhamento de veículos elétricos, medidas que pretendem reduzir a demanda por veículos privados na região.
Este projeto foi muito bem recebido pela comunidade local de Potsdam […] Desde o momento em que as autoridades locais definiram que o futuro desta área seria transformá-la em um novo distrito criativo, deu-se inicio a um intenso processo participativo no qual políticos, empreendedores, arquitetos e futuros moradores passaram a trabalhar juntos. O ideia proposta para a área é transformá-la em uma espécie de 'vilarejo', algo que tem a ver com a flexibilidade que ela oferece, a densidade construída e a diversidade de usos e atividades que ela permite, incorporando ainda espaços para o desenvolvimento de pequenas empresas da industria criativa. - Sven Thorissen, diretor da MVRDV.
O projeto foi concebido para ser construído em etapas, sendo que a primeira delas deverá começar em 2021. Pouco à pouco, o conjunto irá tomando forma e acredita-se que até 2023, o novo distrito criativo de Potsdam esteja funcionando a todo vapor “proporcionando uma alternativa convidativa para o crescimento da comunidade de artistas que atualmente vive no Rechenzentrum.” No local onde antes estava o histórico edifício Langer Stall, será construído uma nova estrutura “baseada na volumetria do projeto original, incorporando partes da fachada remanescente do antigo edifício.” Posteriormente, durante a segunda etapa de construção, será a vez de restaurar e reabilitar os edifícios comuns, enquanto que os novos blocos habitacionais serão construído apenas durante a última fase de implantação do projeto.
- Nome do Projeto: Potsdam Kreativ Quartier³
- Localização: Potsdam
- Ano: 2019+
- Cliente: Glockenweiss
- Área e Programa: ca. 18.400 m² uso misto, apartamentos, escritórios, salas comerciais, espaços de convívio
- Arquitetura: MVRDV
- Sócio/Diretor: Sven Thorissen
- Equipe de projeto: Christine Sohar, Alessio Palmieri, Magdalena Gorecka, Katarzyna Plonka, Antonie van Vliet